Captores Naturais
Os captores naturais são aqueles elementos condutores potencialmente expostos a uma descarga atmosférica. Podem ser tomados como integrante do SPDA e têm como exemplos as estruturas metálicas constituídas por tanques e tubos com espessura mínima da parede de 0,5 mm de aço galvanizado.
Também as coberturas metálicas de galpões industriais são considerados captores naturais.
Condições fundamentais e técnicas para serem avaliadas antes de optar pela utilização das telhas metálicas como captor natural.
De acordo com NBR 5419/2015 Parte 03, página 09, item 5.1.5:
1- Partes fixas e definitivas e partes removíveis e não definitivas de uma construção:
- Partes fixas e definitivas de uma construção
São materiais condutores, que permanecem dentro ou na estrutura definitivamente e não podem ser modificados, por exemplo, armaduras de aço interconectadas estruturando o concreto armado, vigamento metálico da estrutura etc.
- Partes removíveis não definitivas de uma construção
São em geral as telhas metálicas, telhas de fibrocimento, telhas de cerâmica, telhas pré-moldadas etc., que são danificadas por agentes externos como os fenômenos da natureza (vendaval, granizo, chuvas muito pesadas e o próprio homem) ou quando ocorre instalação de equipamentos na cobertura como por exemplo exaustor eólio, antenas para Tx/Rx, placas solares, etc.
Componentes naturais feitos de materiais condutores, os quais devem permanecer dentro ou na estrutura definitivamente e não podem ser modificados, por exemplo armaduras de aço interconectadas estruturando o concreto armado, vigamento metálico da estrutura etc, podem ser utilizados como componente natural do SPDA, desde que cumpra os requisitos específicos desta norma. Outros componentes metálicos que não forem definitivos a estruturas devem ficar dentro do volume de proteção ou incorporado completamente ao spda ou seja deve ser instalado o sistema de captação.
!!! Estruturas definitivas que não podem ser modificadas:
Trata-se dos baldrames ou sapatas das colunas, cuja as partes metálicas estão imersas no concreto (sapatas / colunas) e os vigamentos metálicos ou estruturas metálicas. Essas partes são fixas definitivamente na construção e só serão removidas quando houver demolição da construção.
Agora as telhas metálicas são consideradas parte móveis e é compreensível pois é comum a ocorrência de substituição parcial ou total de telhados em função de danos, exposição às intempéries da natureza, sol, chuva, umidade etc.
2- Espessura da Telha Metálica
Para a telha metálica poder ser usada sua espessura deve ser acima de 0,5mm. Devem ser medidas com paquímetro digital e aferido pelo inmetro ou órgãos credenciados. Além da espessura deve-se ter o teste e ensaio de continuidade descrito abaixo.
3- Teste e Ensaio de Continuidade
O teste e ensaio de continuidade deve ser realizado com equipamento digital e aferido pelo inmetro ou órgãos credenciados, dentro das exigências da norma vigente, com o devido recolhimento da guia de ART junto ao CREA. O relatório dos ensaios deve ser formatado e dentro do padrão normativo e registrado através de fotos digitais de todos os pontos ensaiados.
Quer saber mais?
Assista um caso de como faço a avaliação:
O que fazer além da avaliação visual?
- anotar
- tirar foto
Eu apliquei algo para minha inspeção que também poderá ser utilizada na sua: Criamos um grupo onde toda equipe se faz presente e acompanha o andamento da inspeção, explico por áudio o procedimento que está sendo feito, etc. * para locais que se pode usar celular.
- Pablo Guimarães
Gostou do conteúdo? Teremos muito mais no SPDA e Aterramento Experience. Inscreva-se em:
FAÇA PARTE DO CURSO MAIS
COMPLETO DE SPDA DO BRASIL!
Fonte:
Muito bom Pablo, importante sabermos que tipo de material será armazenado no Galpão, produtos inflamáveis e ou explosivos ou material sem risco de incêndio.