O que é Subestação?
Subestação é toda instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão e distribuição de energia elétrica, também são soluções que compõem o sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora à consumidora, além disso, a subestação transforma a tensão, agindo como pontos de entrega para a demanda.
A manutenção preventiva é toda intervenção previamente planejada em um equipamento ou instalação com a finalidade de reduzir a probabilidade de falhas. Através de inspeções periódicas é possível manter um equipamento em condições satisfatórias de operação, impedindo a ocorrência de paradas inesperadas.
Considerando o amplo uso das subestações de energia, que atendem desde concessionárias, passando também por indústrias até hospitais, é imprescindível que elas funcionem de maneira constante e segura. Uma subestação com falhas pode gerar grandes prejuízos para empresas e até mesmo a perda de vidas, considerando sua necessidade fundamental em hospitais.
Existem três tipos de manutenção fundamentais:
Manutenção Preditiva: Através de análises específicas (termografia, ultrassom, ensaios, etc), é possível analisar as condições gerais da subestação, sem a necessidade de paralisá-la.
Manutenção Preventiva: Com base nas análises e laudos obtidos com a manutenção preditiva, é possível fazer manutenções programadas na subestação. Muitas vezes não é necessário paraliza-la, mas quando há esta necessidade, é de maneira breve e programada.
Manutenção Corretiva: Pode ser do tipo programado, quando há a identificação de anomalias durante as manutenções preditiva e preventiva, bem como emergencial, que geralmente ocorre devido a inexistência de um plano de manutenção que visa prevenção.
Evite acidentes e problemas causados pelo mau funcionamento de máquinas e instalações, como paradas inesperadas e incêndios.
Quer saber mais? Acompanhe nosso canal no youtube:
Elétrica Academy - Eng. Pablo Guimarães